Receita para o Domingão

2305datebuttonEu estava visitando alguns blogs como forma de inspiração e aprendizado, e notei que é uma prática bastante comum o postar de receitas culinárias. Foi surpreendente atestar que a vaidade de expor uma receita de família ou um segredo de sucesso à mesa não é exclusivo das blogueiras, mas também dos blogueiros. Como eu me considero um carinha de vanguarda, um modernista, pensador livre e quase um anarquista, decidi revelar um segredo que guardo a sete chaves no meu portfólio culinário. Pegue seu Toque Blanche[1]  para preparar esse grande sortilégio:

Ovo Frito

Ingredientes e Acessórios:

  • 1 (hum) ovo de galinha – Pode ser do branco ou daquele com cor de calcinha cor de pele.
  • Sal – na quantidade que quiser (eu nunca usei uma colher de sopa, mas acho que deve ficar um pouquinho salgado). Use a técnica da bolinha: pegue o sal com o polegar e o indicador tipo quando faz uma bolinha de meleca, e solta em cima do ovo (o segredo está no tamanho da meleca).
  • Manteiga ou óleo (de cozinha)
  • Frigideira ou uma panela qualquer
  • Fogão (não tente fritar o ovo no asfalto porque fica com aquele gosto de pneu)
  • Uma colher daquelas cheias de furo, ou equivalente.

Modo de Preparo:

Acenda o fogo, ponha um colherão de manteiga ou de óleo na frigideira. Se tiver pressa deixe o fogo bem alto. O ovo vai ficar meio esquisito com uma rendinha preta e crocante nas bordas, mas serve.

Quebre o ovo – pode dar uma batidinha na quina da pia que se escorrer a empregada ou a esposa limpam (em alguns casos a empregada e a esposa são uma só pessoa), ou dá uma pancadinha na frigideira, e se escorrer pelo fogão a mesma equipe de limpeza entrará em ação. Contudo, se você quiser quebrar um ovo com estilo, há uma técnica também que consiste no uso de uma faca de cozinha, um ovo e duas mãos: Segure o ovo na palma da mão esquerda. Segure a faca de cozinha pelo cabo, com a mão direita.  Mire o meio do ovo e dê um golpe firme, mas não muito forte (quase decepei meu dedo numa ocasião). A idéia é fazer uma marquinha na casca. Abandone a faca. Agora segure o ovo com as duas mãos, sobre a frigideira, certificando-se de que o ovo esteja apoiado sobre os dedos das duas mãos, com o talho feito com a faca para cima. Neste talho você deve encaixar os dois polegares. Force gentilmente com os polegares a casca do ovo. Vire as mãos, sem tirar os polegares da fenda aberta, de forma a dar um giro de 180° no ovo. Agora faça um movimento afastando um polegar do outro, com delicadeza e decisão (faça de conta que você está abrindo as pernas da sua… Ah, você entendeu…). agora vire o ovo, de preferência dentro da frigideira. Se o ovo estiver estragado, sinto muito, mas você é muito azarado. Faça um miojo!

A fritura já estará em andamento. Portanto, meleque com o sal. Quando o ovo tiver a aparência desejada, em termos de cor e textura da gema (aquela parte amarela, no meio do ovo; a outra parte se chama clara… porque é clarinha, sacou, sacou?), desligue o fogão, e com o auxílio da colher furada (ou usando um pedaço de pão, ou o dedo mesmo) retire o ovo da frigideira. Se o ovo ficar todo arrebentado, nem ligue porque é pra mastigar mesmo.

Acompanhamento:

Pão dormido, molho Tabasco e/ou pimenta do reino (não leve ninguém para debaixo do cobertor com você).

Serve uma porção.

[1] Na França, os chapéus dos chefs são chamados de toque blanches (touca branca) e no Brasil ficou conhecido como ‘toque’, simplesmente. O chapéu, além de ser alto por uma hierarquia, serve para evitar que os fios de cabelo caiam, além de ajudarem na refrigeração da cabeça. Os ‘toques’, bem altos, são usados apenas pelos grandes chefs e, normalmente, são descartáveis.  Os chapéus baixinhos usados por ajudantes são chamados bibicos.


Egg with message Twins Inside

17 comentários sobre “Receita para o Domingão

  1. Se vc tirar o ovo da frigideira com o dedo, vai precisar de um outro ingrediente… Picrato de Butesin….pra tentar tirar a baita dor da baita queimadura q vc vai fazer no dedo…. rssrsr
    Ah…tem um site bem interessante……Culinaria masculina…..ensina até a fazer gelo…..

  2. Boa noite menino ! rindo demais aqui, adorei o humor,vou te mandar uma duzia de ovos caipiras. Me convida pra jantar?Para não dizer que falei somente de ovos, vou te contar uma coisa, seu blog cada dia fica melhor, mais experiente…rs.
    beijos.

  3. Bem, eu diria que para acompanhar tal acepipe, só mesmo lata de fiambre “wilson” (aquela que vinha com uma chave para abrir). E olha, nem vai queimar o dedo. Só não sei se o coração aguenta !

    1. bem, eu vou confessar: já comi aquilo quando era criança… um dia eu estava conversando com minha namorada e lembramos de cada besteira que comemos quando crianças… ecaaa… rssss

    1. Obrigado, Be! Você pode me enviar as piadinhas no meu e-mail [semredeas@gmail.com] dependendo da programação do blog eu posso eventualmente postá-la.

      Obrigadão pela visita! Um beijo!!!

  4. Se eu quebrar a casca com a faca, corto a mão fora. ¬¬

    Prefiro usar um pratinho de apoio, porque já dei muito azar com ovo estragado.

    Gosto de colocar no pão, e encher de queijo ralado, fora o tantão que eu já coloco no próprio ovo, ainda cru. A gema tem que ser molinha…ui, ui, que delícia!

    Melhor do que isso, só feijão com pão velho! \o/

    Beijos, moço.

    ℓυηα

    1. Sabe, Miss… o povo diz, e o povo tá certo. A inveja é uma merda. Eu não sou quaaase.. eu sou O chef…

      Um dia eu vou colocar a minha receita de miojo. Pensa em Ana Maria Braga! Vai ser Louro José pra tudo que é lado. Humpf!

      ;P

      Ivan.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s