Tic Tac

tempo-do-relogio

2705datebuttonHoje é dia 27 de maio de 2009. Eu espero que você aproveite muito bem este dia, porque ele será o único que você vai ter. Afirmação assustadora, não acha? Pois, fique sabendo que este dia nunca mais se repetirá. Este vai ser o primeiro e último vinte e sete de maio de dois mil e nove da sua vida. E assim é o tempo.

 E nessa coisa de parametrizar o tempo, eu ontem me dei conta de que estamos nos aproximando da metade do ano. Confesso que nunca imaginei escrever sobre isso porque penso que essa observação sempre carrega aquele tom de mesmice de papo de elevador. Mas, tudo parece realmente mais rápido. Alguns insinuam que a idade serve como referencial para medir essa sensação de velocidade atribuída ao tempo. Os mais novos acham que tudo demora demais a passar [de fato custou um monte até eu fazer 14 anos e poder entrar em filmes de 14. Fui barrado em “Grease” e em “Embalos de Sábado a Noite”]. Já para os mais velhos [estou incluído], o tempo parece correr demais – “Putz, mais um IPVA a pagar?”.

E por falar em idade, ontem eu li um artigo super interessante. Questionava o autor (um correspondente da CNN) se por acaso os homens também não possuem um relógio biológico. O questionamento veio por conta de um estudo que indica a possibilidade de filhos gerados por homens com idades mais avançadas apresentarem um QI (quociente de inteligência) menor. Os pesquisadores descobriram que filhos de pais de 50 anos tinham um QI em média 6 pontos abaixo do QI de filhos de pais de 20 anos –  independentemente da idade das mães. Segundo o artigo, a reação dos homens, e também de algumas mulheres à pesquisa, é de muita raiva. Eu não quero nem entrar no mérito da questão, porque, em primeiro lugar, não penso mais em procriar, e em segundo porque tudo me parece recente e casuísta. Mas, essa é mais uma questão do tempo. Os genes dos velhos emburrece.  Você já imaginou um filho do Roberto Justus dizendo que ele teve “menas oportunidades na vida”? Você está demitido!

Deixe um comentário

