A Verdade Sobre A Mentira

2906bluedatebgAlgumas pessoas mentem todos os dias.

Adolescente – Eu não tenho dever de casa.
Dentista – Isto não vai doer nada.
Amigo – Você sabe que eu não contaria isso pra ninguém.
Secretária – O gerente não pode atendê-lo. Ele está muito ocupado.
Advogado – Eu não estaria aqui se não estivesse convencido da inocência do meu cliente.
Esposa – Eu estou quase pronta.

Eu admiro as pessoas que dizem não mentir e, ao mesmo tempo, fico enormemente encafifado como isso é possível. liesSerá que elas têm uma dinâmica de vida monótona demais ou lhes são escassas as experiências que incitam a contar pelo menos uma mentirinha branca? Contudo, pode ser que estejam num patamar de pureza e ética que a minha mente corrupta simplesmente não consegue compreender. Mas, via de regra, [como tem costume de dizer a minha querida amiga Rô, uma mentirosa contumaz] todo mundo mente.

Essa prática de inventar caraminholas começa cedo. “Eu ainda não ganhei bala”, diz a criança com o bolso cheio delas, mas ainda querendo mais. Quantos já abriram o chuveiro, fingiram que estavam tomando banho, e saíram enrolados numa toalha e cheirando a desodorante de dentro do banheiro? Eu já, e aproveitei o tempo sentado no vaso para… bem, vamos continuar o assunto…

Sabe, às vezes para se pegar o verdadeiro espírito da coisa, temos que mentir. [Sacou o trocadilho? Sacou, sacou?]

Eu desenvolvi uma amizade singular com a minha antiga gerente de banco [isto não é mentira]. Certa feita nós fomos almoçar e ela revelou que era muito doído ter que mentir para um cliente. Vender um produto, oferecer uma transação vergonhosamente desvantajosa, como sendo uma grande oportunidade de lucro, era um ultraje. Eu disse pra ela não se sentir uma mentirosa, mas sim uma grande atriz que incorporava um personagem que, em favor do Itaú e do seu salário, interpretava muito bem. Acho que ela gostou porque até hoje eu devo ao banco um empréstimo que ela me convenceu a tomar.

Mentiras são inerentemente engraçadas. Por exemplo: Se alguém disser que é parente do Sarney e não exerce um cargo público, isso é engraçado porque é uma mentira. Se você disser que torce por um determinado time desde quando seus pais ainda namoravam, é engraçado porque é uma mentira.

Outras lorotas são mais sutis:

– Eu já passei o email.

– Tudo bem, mas na próxima sou eu quem pago.

– Nossa, ficou ótimo em você!

– Claro que eu te amo.

– Sabe, não é pelo dinheiro, é pelo princípio da coisa.

-… mas ainda podemos continuar bons amigos.

– Ela não significa nada pra mim.

– Não se preocupe, ainda dá pra rodar uns 60 km na reserva.

– Pode vir, ele não morde.

– Te ligo mais tarde.

– Eu juro, isso nunca aconteceu antes.

 

lies1Eu também acho bem engraçado quando as mulheres mentem acerca de uma mancha roxa no corpo. Algumas dizem: “ah, isso aqui foi quando eu estava tirando o bebê da banheira e meu olho bateu no toalheiro”, ou algo do tipo: “eu estava puxando uma mala da parte de cima do guarda roupa e a minha mão soltou e eu acertei um direto de esquerda bem no meu pescoço”. Homens também inventam histórias acerca de cicatrizes: “Ah, essa cicatriz? Isso foi lutando com um ninja que estava armado com uma faca…” ou “… lembrança das corridas de touro em Pamplona”.

Bem, eu vou pra academia. Verdade owwww!

11 comentários sobre “A Verdade Sobre A Mentira

  1. Sorte a minha não saber o que é “contumaz”.
    Achei bem bom o lay out novo( verdade ) . Mentiras sinceras me interessam!
    Beijo

    1. Poxa, muito obrigado por ter notado no layout e comentado. Eu também gostei muito… acho que encontrei a batida perfeita… beijos

      Contumaz? google it!

  2. Saquei. 🙂

    “A mentira exige invenção, dissimulação e memória” – disse Nietzsche. Aliás, mentir é sinal de grande inteligência. 😉

    Mas não a excelente coleção de mentiras deslavadas e sem-vergonhas do quotidiano que vc listou aí. Está de parabéns…

    Agora, sobre dizer… “eu sou um mentiroso”… já pensou nisso? Um dos paradoxos mais produtivos da história da lógica-matemática e do pensamento ocidental… não dá pra resolver se é mentiroso ou não, o sujeito.

    Eu sou uma mentirosa! 😀

  3. é mentiroso quem diz q não mente, não existe quem diga 100% de verdades, nem o super sincero… só não pode fazer disso um hábito e virar um big mentiroso. as melhores pra mim são as q envolvem a preguiça. rs

    e a academia, estava boa?

    bjs

  4. Você simplesmente está salvando minha noite de sábado. Seus textos são incríveis! Me identifiquei muito com esse texto; convivi por muito tempo com um mentiroso ‘contumaz’….rs…mas….faz parte, como já disse alguém aí em cima, todos nós somos mentirosos….(mas tudo tem limite, né?). Admiro o mentiroso por opção, haja talento e jogo de cintura pra sustentar tanta ‘estórinha’…..!!! heheheh

    Grande beijo!

Deixe um comentário

