Mente Vazia Oficina de Deus

tv lcd

1307bluedate_buttonUma mente desocupada é sobremaneira tétrica. Outro dia eu me peguei parado à espera de um ônibus quando percebi um rapaz numa esquina entregando aqueles folhetos aos transeuntes. Como eu não estava fazendo nada, [e sou meio  retardado], comecei a observar o que as pessoas faziam com o folhetinho, quanto tempo ficava na mão delas, se elas o liam, se elas o guardavam, se o jogavam no chão, etc. Fiquei ali um tempão fazendo uma espécie de pesquisa de opinião pública, meu próprio estudo qualitativo e quantitativo sobre a distribuição de filipetas nas esquinas [fuckin’ nonsense]. Depois entrei no ônibus e comecei a apostar comigo mesmo quantos sinais vermelhos eu iria pegar até chegar ao meu destino [apostar consigo mesmo é coisa que só um tanço anta faz]. Depois me esqueci dessa aposta e comecei a apostar se o celular iria tocar ou não [a essa altura você já percebeu que se trata de um caso sério]. Depois fiquei olhando para uma gotinha na janela do ônibus e tentando com a força da mente fazê-la pingar [ela pingou]. E assim segui ao longo dia pensando incessantemente – será que fulano morreu, será que o bebê nasceu, será que o dinheiro é pouco, será que ele vai conseguir, será que viajo, será que não viajo, tenho que começar a fazer isso, tenho que começar a fazer aquilo, ela é feia, ela é bonita, ele é chato, ele é muito chato…

O fato é que eu não paro de pensar.

Antigamente, eu achava que isso era sinal de inteligência, de vigor mental. Eu raciocinava: “minha atividade cerebral é tão constante, eu devo ser um atleta mental”. Inteligência é o cacete! Eu estava é começando a perceber uma disfunção. Era a loucura que batia à porta. Eu precisava reagir, encontrar uma resposta, alguém precisaria me ajudar, mas quem? Quem? O Chapolin Colorado?

Acho que estou encontrando um socorro. Tenho lido um livro intitulado ‘O Código da Inteligência’ do Dr. Augusto Cury. Na página 79 ele discorre sobre a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado). A síndrome é o resultado da “hiperconstrução de pensamentos, como preocupações, antecipação de situações do futuro, ruminação de experiências passadas”. Ele explica que quando se trata de saúde mental, é errado apenas enfatizar a qualidade dos pensamentos porque a quantidade de pensamentos, o excesso de atividade mental é igualmente prejudicial e precisa ser abordada.  A SPA não é um estresse corriqueiro e temporário, mas sim uma “exacerbação da construção de pensamentos que gera ansiedade crônica e insatisfação prolongada”.

Tô ferrado! Espero que até o fim do livro eu consiga achar um caminho de cura. Enquanto isso não acontece, eu vou ficar pensando em que dia cai o natal, se aquela folha ali vai cair com o vento, ou se como frango, carne, peixe, avestruz ou se vou para um Spa.

22 comentários sobre “Mente Vazia Oficina de Deus

  1. Visando seu bem estar físico e psíquico, espero por você no próximo fim de semana no Vicktoria Garten!
    Ass.: Massagista Tailandesa

      1. Sinto lhe informar que o convite não é extensivo à moçoila em questão, mesmo porque, lembrando das lições do prof. Oswaldo Sangiorgi, a equação correta é a seguinte… eu + X = 2 rs

          1. Assim sendo… como o Enzo entrou para o programa de proteçao de testemunhas da KGB, levarei ele para o Spa comigo hehehehehe

  2. Eu também sofro de hiperatividade mental. A mente é doente… sem ela estaremos salvos. Por isso os mestres zen são tão gente fina com aquelas carinhas gordinhas cheias de nobreza… eles não perdem tempo pensando besteira.

    Mente desocupada é mesmo oficina de Deus. Ou alguém acha que Deus gosta de trabalhar com poeira, pratos sujos, roupas penduradas, cadeiras no meio da sala e jornais com a cara do pobre do Michael Jackson (que reste in pice) estampada por todos os cantos? É ruim, hein?

      1. Ahn ao quadrado! Não errou o blog, rabugenta? rs

        Pois é… minha vó já ensinava a nunca rejeitar os estranhos e a falar com eles… sou mais a minha vovó… os estranhos sempre nos divertiram, mesmo quando não sabiam disso … 😉

        Outra coisa legal dos estranhos é que às vezes eles nos surpreendem com comentários sem sentido… rs

  3. O livro é bom ?? rs
    eu ia compraar mas fiquei sem tempo (R$) :s

    ah.. mais uma coisa… Adooooooooooooro seu blog !!!
    jáa vicieii..

    1. Poxa Mi, que pena que te faltou tempo. Eu também ando numa esca$$ez de tempo danada. O livro é ótimo. Vou tentar encontrá-lo para download e disponibilizá-lo na página ‘Livros’ do blog. Se eu conseguir, eu aviso.

      Suas palavras de carinho ao blog me deixam muito feliz e motivado a continuar escrevendo.

      Muito obrigado mesmo!

      Beijinhos

  4. bom, então sou tança ou tenho SPA, pq direto aposto comigo q determinada coisa vai acontecer, fico antecipando reações, sentimentos e blá blá blá, mas isso não é tão ruim assim, pelo menos eu não acho, na verdade acho até q é um desafio meu a tal da lei de murphy…. bom, eu adoro Augusto Cury, e tenho vários livros dele, menos esse ;(

    ah, eu acho q vc deve viajar sim, viajar faz bem pra pele.

    beijos

    1. Querida Sentimental,

      O negócio é descobrir que não tem a tal de SPA! rs

      Você percebe agora o quanto você precisa desse livro do A. Cury? rs

      beijos

  5. Ontem entrei na casa de todos os delírios, qdo li seu texto e tentei parar de pensar tb:no primeiro minuto , lembrei que havia esquecido de contar todos os meus pecados ao padre qdo fiz minha primeira comunhão em 1945 , tentei respiração yoga, tentei mantra, tentei me sufocar com um lenço ..mas percebi que o silêncio, o descampado ,o paraíso, as ferias de mim mesma , é algo que terei que fazer na próxima vida .
    Vim com o ” Pause “no meu cérebro quebrado

  6. Pois fique sabendo que o Enzo (aquele mesmo que foi enviado para o Alaska), entrou para o programa de proteçao a testemunha … assim, visando a incolumidade física do rapaz, levarei o gajo comigo para o Spa (mas só depois que ele souber decor e salteado, todas as liçoes explanadas pela Sue…)

Deixe um comentário

