Super 1 Foods

super1foods

A vida é cheia de experiências fascinantes.

Eu trabalhei numa padaria. Isso aconteceu em 2000. Eu morava em Dallas, no Texas quando bem perto da minha casa estavam prestes a inaugurar, um grande supermercado chamado Super 1 Foods. Eu fui lá espiar o prédio porque ele tinha as cores verde e amarela na logomarca e por todo seu interior e aquilo me fazia lembrar o Brasil em época de copa do mundo. Eu espiava pela vitrine quando apareceu um homem de camisa branca de mangas curtas e gravata preta. Ele disse: “Wanna work, young man?” [Quer trabalhar, jovem?] Eu disse: “Huh, huh… I… Huh, huh… Just looking” [estou só espiando].

Ele insistiu se eu não queria uma vaga de trabalho, pois eles estavam prestes a abrir e ainda precisavam de pessoas [É isso o que acontece quando a economia é forte e pujante. Você não busca emprego, o emprego busca você. Era assim naquela época nos EUA. Um dia, o bom Deus permita, será também assim aqui na terra brasillis canabilis.] Eu disse a ele que iria pensar, mas no mesmo dia voltei com os meus documentos e consegui o emprego. Eu imaginava que fosse para trabalhar como caixa, mas não, eles me queriam na bakery/ padaria.  Todo o meu conhecimento em relação a pães era pegar a faca, cortar no meio, passar a margarina, e comer. Ah, também sou ótimo em derrubar a tampa da margarina no chão e vê-la cair virada para o chão.

Depois de umas 2 semanas de treinamento às 4 da manhã eu aprendi algumas coisinhas, as quais já esqueci tudo! Era divertido ali. A minha gerente da bakery, Diane, era uma magrinha super ativa. Ela falava rápido e fazia tudo rápido. Ela tinha sede de lucro e vivia pensando em idéias para vender mais pão. Uma das idéias que eu não gostava era o speech. Explico. Ela fazia os pães, e naquele horário em que o mercado estava bem cheio pegava o microfone e anunciava o pão quente saído do forno para a clientela. O meu temor? Quando ela dizia: “Ivan, faça o speech!” Eu me recusava e ela aceitou a recusa umas poucas vezes. Na padaria havia outros funcionários. Uma moça americana que confeitava bolos e que dizia imperativamente: “eu confeito bolos e não faço speeches!” Tinha também o Carlos que era um Porto Riquenho que não falava um ai em Inglês, entrava mudo e saía calado. Carlos era excelente padeiro, e também o sonho de consumo da Diane. Ela o achava um “menudo”. Tinha também o Mark. Esse cara era esquisito. Certa feita fui pegar uma carona com ele e me assustei quando o sujeito teve que soprar um aparelho ligado à ignição do carro para dar a partida. O aparelho havia sido colocado ali pela polícia para impedir que Mark dirigisse alcoolizado novamente. Ele não fazia o speech e eu nunca soube por quê. Mas, Diane queria que o Ivan fizesse. Era horrível!

“Good afternoon Super 1 shoppers! Now at our bakery, we got fresh bread right out of the oven… for just $1.99.. That’s right $1.99. Thanks for shopping Super 1 Foods”…

Duas coisas aconteciam após o meu speech. Primeiramente Diane gritava “uhuuu Ivan, way to go!” [mandou bem] e ficava com um sorrisinho na cara. Eu não sei se ela ria de mim ou para mim. A outra coisa é que eu saía correndo para o fundo da padaria com a cara vermelha e os joelhos tremendo e dizia para a magrela: “no more, no more” [nunca mais, nunca mais]

Não entendo bem os caminhos dessa vida. E é bom que eu não entenda. Se até os escritores nem sempre sabem o começo, meio e fim de um romance, por que eu haveria de saber a justificativa de  passar por tantas experiências? Um dia recebi um e-mail com aqueles questionários idiotas. Uma pergunta dizia: Você saltaria de Bungee Jump? Minha resposta seria foi um NÃO sonoro. Se eu quisesse ver a minha vida passar diante dos meus olhos eu teria maneiras mais interessantes de fazer isso. A outra pergunta foi: Se você fosse um giz de cera, que cor você seria? Bem, se EU fosse um giz de cera a cor seria a menor das minhas preocupações.

A vida é cheia de experiências fascinantes.

2 comentários sobre “Super 1 Foods

  1. Oi meu amor!

    A essa eu não resisti comentar. Lembra do livro? Ainda vou cobrar muitas vezes!
    Adorei vc não ser rã na água morna;
    Beijo enorme, saudades!
    De

    1. Definitivamente, a vida tem coisas fascinantes. Uma das pessoas que mais me incentivou a escrever, que mais tieta meus modestos versos, que mais faz propaganda e que NUNCA havia dito um pingo em forma de comentário, finalmente me dá a honra!

      De, eu posso até ser um sapo no brejo, mas ser rã na água morna, nem pensar. 😛

      Um beijo na sua irmã também. Vamos combinar para fazer conversação em Inglês? Eu dou uma aula grátis de como fazer um speech da padaria! rsssss

      Receba meu carinho!

      Ivan

Deixe um comentário

