Busão de Bach

Interior do ônibus bi-articulado no sentido Centro em horário de rush. Fundo musical Chaconne da Partita nº 2 em ré menor para violino solo de Johann Sebastian Bach. Minha mente pensa:

Que tipo de música toca no U-Bahn de Viena, isto é, no metrô da capital musical da Europa? Será que os passageiros ouvem valsas, polcas e marchas vienenses? Ou será que não tocam nada? Eu nunca estive lá, portanto não sei. Mas, fico aqui pensando enquanto o violinista manda ver nas síncopes, nos ritmos pontuados e na riquíssima ornamentação. Mas eu não sei o que toca no metrô ou nos ônibus de Viena.

E se tocassem um axé no U-Bahn? Ou um pagodinho do Belo, uma moda de viola, uma faixa do cd Funk Brasil mais Funk do DJ Marlboro, a voz estridente de uma dupla sertaneja, ou quem sabe até o padre Fabio ou uma cantora gospel? Acho que se isso acontecesse a burguesia iria cair matando! Não, não a burguesada da Áustria, mas sim a burguesada brasileira! Afinal de contas, executar música erudita no busão pode! Mas tocar música popular brasileira para o povão austríaco, não pode!

Por que é que a gente é obrigado a ouvir aquela música erudita entorpecente às 5, 6 ou 7 da manhã a caminho do trabalho? Por que não tocam Calypso? Eu posso até não gostar deles, mas pelo menos eu não ia ficar com medo de babar no ombro do cara sentado a meu lado, já que a desgraça do Strauss ou do Beethoven só pioram a merda do meu sono! Olha que ironia: desde 2004 que Joelma e Chimbinha se apresentam na Europa e no ano passado a música “Doce Mel” foi a mais executada na Itália e na França. Ah, eles devem tocar Calypso em Viena!

Fico com dó do carinha ouvindo um oratório de Händel às 19:00h depois de trabalhar feito um jumento pra ganhar quinhentão e levar mijada do chefe.

Achei umas entrevistas no site da Prefeitura de Curitiba relacionadas à música nos ônibus:

– A dona de casa Marta Rodrigues, 29 anos, também moradora de Fazenda Rio Grande, aprecia a escolha do estilo clássico para a música ambiente nos ônibus de Curitiba, mas, quem aprova mesmo, é o filho Pedro Henrique, de 2 anos. “Ele adora dormir no ônibus e, neste caso, a música funciona como uma canção de ninar. Eu também relaxo e nem sinto passar o tempo da viagem”, diz.

Isso só pode ser matéria paga pelo governo.

O que a dona Marta queria dizer era o seguinte: Ói seu moço eu num gosto dessas músicas não. Meu fio passou a noite toda com ranho escorrendo do nariz e eu vou ficar quatro horas na fila do postinho. Será que ceis num pode tocar umas modinhas de Tonico e Tinoco ou Irmãs Galvão pra mó de nois se adistrair?

– O joalheiro Mário Meger, 48 anos, aprova a programação de música clássica nos ônibus. “É uma música de boa qualidade, relaxante, e tem valor didático para aquelas pessoas que não conhecem o estilo clássico”, afirma.

Mas o Mário [não aquele que queria te catar atrás do armário] queria dizer era o seguinte: Essas músicas que o prefeito colocou parecem um velório. Me dão um aperto no peito, uma vontade de chorar! Por que é que ele não solta um vanerão com Os Serranos ou O Gaucho da Fronteira? Pode até colocar o Bispo Macedo cantando que é melhor que essa merda!

Jesus me perdoe, mas se você quer saber, eu trocaria todo esse lirismo Cristão por qualquer heresia do tipo Xô Satanás do Asa de Águia, ou Belzebu de Saia de Zeca Baleiro…

Bem, estou quase chegando à minha casa e esta noite eu não posso perder o programa eleitoral porque tem Heloisa Helena e depois tem Caminho das Índias que tá bombando!

________

29 comentários sobre “Busão de Bach

  1. Eu quero beijar a sua boca loca
    Eu quero beijar a sua boca loca..

    Eu vou enfiar uva no céu da sua boca
    Eu vou enfiar uva no céu da sua boca…

    E ai! Chupa Toda!
    -Diga prá mim!
    Chupa Toda!
    E ai! Chupa Toda!
    Chupa! Chupa! Chupa!
    E ai! Chupa Toda!
    E ai! Chupa Toda!
    E ai! Chupa Toda!
    E ai! Chupa Toda!

  2. A busca pela eficiência na gestão pública tem sido uma constante na nossa administração.
    Sendo assim aguardamos retorno com a lista de suas músicas preferidas para que melhor possamos atendê-lo.

    Meu prefeito, uma honra lê-lo.
    Estou um tanto nervoso pela visita de V. Exa. e não consigo imaginar uma lista completa, mas a sua graça me inspira a pedir Beto Barbosa cantando Adocica ou Possuída. Pesquisa no meu blog o post camisinha musical. Qualquer uma daquelas vai bem.
    Aproveito para perguntar se não tem uma vaguinha de assessor sobrando em vosso gabinete,
    Atenciosamente,
    Ivan

    1. Meu prefeito, uma honra lê-lo.
      Estou um tanto nervoso pela visita de V. Exa. e não consigo imaginar uma lista completa, mas a sua graça me inspira a pedir Beto Barbosa cantando Adocica ou Possuída. Pesquisa no meu blog o post camisinha musical. Qualquer uma daquelas vai bem.
      Aproveito para perguntar se não tem uma vaguinha de assessor sobrando em vosso gabinete,
      Atenciosamente,
      Ivan

  3. Cara, você disse tudo. Imagina se toca essa música ridícula na hora de um atletiba. A torcida vai arreganhar o busão! uahauhauhauhauhauha

    1. rsssss…. prefiro nem imaginar!
      Maciel, muito obrigado pela visita.. volte sempre por aqui e dê sua opinião.
      Você é coxa ou furacão?

  4. créeeeeeeeeeeeeeu .. créeeeeeeeeeeeee ..
    Veloc. 2 creeuu, creeuu, creeu,…
    Veloc. 3 creu, creu, creuu, creeu, creeu,
    veloc. 4 creeu,, creeu, creeu..
    veloc. 5 crererueureurueurueureurueuruereeeeeeeeuuuuuuuu :O

    1. Prezada MC
      Prá dançá créu no busão
      Tem que ter disposição
      Prá dançá créu no busão
      Tem que prestá atenção
      Pois essa dança
      Ela não é mole não
      Eu venho te lembrá
      Que são 5 velocidades
      Mas lá no meu busão
      Só tem uma de verdade
      créuuuuu créuuuuuu

  5. Meus caros,
    Esse lance de colocar musicas nos onibus é obra minha. Faz parte de meu plano para captar mais almas e manter a cota desejada. Obrigar as pessoas que utilizam os coletivos de CTBA a ouvirem todos os dias sempre as mesmas musicas e afirmar que isso é algo bom é mesmo uma obra infernal. Ha, ha, ha, ha, ha. Continuem acreditando nisso. Manipulação é minha especialidade.
    Att
    Diabo
    fone: (66) 6666-6666

    1. Bem, eu tinha minhas desconfianças quanto ao tipo de gente que anda lendo o meu blog. Sempre suspeitei que andava atraindo um tipo de gente infernal, mas jamais imaginei que o Comandante do Hades em pessoa andava espreitando esse tão despretensioso cantinho no ciberespaço. Estou um pouco sem jeito para me expressar porque em nenhum momento na vida eu me preparei para interagir com o cão! Aliás, o senhor não tem outro lugar pra visitar não? Tem tanto blog pervertido, blog de políticos, de xenofobia, de torcedores do corinthians e flamengo, fãs do Calypso e até de alguns satanistas que lhe prestam culto. Não me leve a mal [apesar de que o senhor só leva a mal, né?], não me tenha por ingrato, afinal de contas um comentário é sempre um comentário, não importa se veio dos infa, mas pega leve aqui pro meu lado porque eu sou sangue boi.
      Mas, olha, que ninguém nos ouça, quer dizer, leia, se o senhor for bom mesmo em prever o futuro, será que não dá pra soprar os números ganhadores do próximo concurso da mega-sena pra mim?

  6. Aqui são os ônibus do metrô que tocam uma musiquinha insuportável.
    E nem é nada memorável não, é um micro trecho de alguma coisa, um trequinho instrumental de, sei lá, um minuto de duração, que toca em looping.
    O INFERNO.
    MP3 fundamental nessas horas.
    rs

    Beijo

  7. Oc num fica brabo cum eu…mas dou mais risada com os comentario …hahahaa.Passei, li tudim, me se esqueci dus kiabus, ficaram lá na mamis.Tudim de bão pra ocê, comunica neh…mané. Ti amu de montis. Tou com saudade daquele moço que mi xonei porele …kume mesmo que si escrevia aqueli nomi Uoxínton ?Que em 2010 oc continue a mi ser utiu mi fassa sorri Ponto final,mermo sem buzum

    1. Cumadi,

      O sinhô pai de seu cumpadi se apoderou duma cardecharque que senhorinha minha irmã trusse do rio. Ma ó que o homi vai aficar feliz demais da conta quandu subé qui tem kiabu que voismicê trusse. Mais é manhan messs que eu entru em contatu. Teu minino uóxinton tá aki amandando limbrança e preguntandu se tem pinga tumem.

  8. O que que é isso aqui, gentém? Da única vez em que resolvo ler os comentários, ante de deixar o meu, encontro essa Festa da Uva! \o/

    Acho uma onda aquela parte do “cavalo manco”, que a Joelma canta. Rs

    Aqui em Porto, o bom é pegar lotação, às 18 horas, e escutar “Café com Bobagem” : é bizarro, o treco lotado e todo mundo rachando de rir…adoro!

    * Heloísa Helena, gosto muito. A declaração emocionada, que atirou na cara do insuportável ACM, foi memorável : “Minha história não merece que eu fique refém da sua memória!”

    Nota 10, pra ela.

    Beijos, meu bem.

    ℓυηα

  9. Prefiro dormir no busão do que ter minha cabeça doendo ao som de “créu”, música brega sertaneja e pagodão. Se o Ed Paes começar a fazer isso aqui, eu lhe processo.

    beijos

    1. Minha clássica Cecilia,

      Liguei pra Ed. Combinamos um repertório que reflete a alma carioca, o supra sumo do cancioneiro nacional. A partir de amanhã, a caminho da UERJ você ouvirá:

      1.) Aeróbica do Molejão [Porque pobre tbm tem direito a ginástica].
      2.) Samba Rock do Molejão [Por que dar só samba se podemos dar rock pro pobre?]
      3.) Sweet Banana (Banana Dulce) – Molejão [Por que não ensinar inglês no busão?]
      4.) Vai Estudar pra Aprender – Molejão [a caminho da UERJ, self explanatory, sweet pie]
      5.) Petecando a Petequinha – Molejão [sabe como é, ônibus cheio…]

      Meu advogado aguarda o contato.

      Ha!

      Beijos.

      Ivan.

      1. Hahahah… Molejão… esse é o nome da sua banda? Você é o vocalista, dançarino ou toca bongô? 😛

        Ah, graças a Deus que não trabalho mais na UERJ. O pessoal da UERJ agora que lhe processem. A caminho da UFF, vou com meu mp3, enquanto a galera dorme. Sem música.

        By the way, amanhã vou à praia, estamos de férias. Na volta da praia, Suites de Bach para Violoncelo. N aida, pra animar, jamie Cullum. Adoro ele, é um fofo.

        (não se preocupe…odeio aDevogados… processos… fóruns…fedem a palitós suados)

        beijos

  10. Ivan,

    Eu gosto de música clássica, mas não sei se curtiria ouvir tanto tempo assim…

    Mas eu ando só de motinha aqui, minha Fidel (de fidelidade e não do Castro) querida! Coloco meu fonezinho e vou até Araraquara assistir uma aulinha de terça…rs

    bjo

    Tem certeza meeeesmo que prefere ouvir Calipso?

    1. Calyyyyyyyyyyyyyyyypsoooo!!!!!!!!!

      Eu curto música clássica, principalmente com o volume no zero. Ha!

      Não, na boa, eu ouço. Inclusive a última vez que eu ouvi foi…. bem, deixa pra lá. Eu só acho errado tocar no busão. É desrespeito à cultura popular.

      Beijo.

      Ivan.

      1. Po, eu não costumo me intrometer nos comentários das outras pessoas e suas respostas, Ivan… mas dizer que música clássica no busão é “desrespeito à cultura popular” tá merecendo um post no meu Faz Cara de Blasé. Putz… wait and see.

  11. bando de gente inútil, sem cultura e sei la mais o q
    a musica da sono pra quem nao sabe aprecia-la
    mas ela pode ser inspiradora e motivadora pra pessoas que sabem dar o devido valor a ela

    1. Kenny, você por acaso não é o Kenny G, né? Kenny G. no buzão deve ser de matar! hahaha

      Obrigado pela sua participação! 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s