Cosa Nostra

Gângsteres envelhecidos. Chefes da máfia, ou talvez líderes de facções rivais da população de idosos. Dois homens velhos, um em cada extremidade do comprido balcão do bar. Eles ignoram um ao outro, fingem que o outro não existe, uma rivalidade bizarra e sem sentido. Eu testemunho isso quase todos os dias, o contraste entre esses dois velhacos é intrigante.

Em uma extremidade do bar o cavalheiro senta-se aprumadamente. Com sua testa enorme e topete no cabelo ele parece um cruzamento de Paulinho Serra com uma escova de dente. Sua pele tesa, como a de uma boneca, e seu maneirismo rijo como de um manequim. Ele bebe um tinto, sempre vestido de uma camisa pólo, herança siciliana certamente. As pessoas vêm, pessoas vão, todos o reconhecem e param para apertar sua mão. Todos exceto seu oponente.

O cavalheiro na outra ponta do bar é relaxado, afundado em sua cadeira como se fosse uma lesma gigante reclinada, uma lesma gigante reclinada usando uma calça de veludo cotelê. Ele segura um jornal bem próximo à sua face, a poucos centímetros de distância, virando uma página a cada dez minutos ou perto disso, uma lesma lendo no ritmo de uma lesma. Sem tinto para esse, ele bebe uma Original. Faz sentido, eu acho, até uma lesma sabe que as coisas boas não mudam.

Jamais eu os vi reconhecer a presença do outro, falar sobre a previsão do tempo, reclamar dos jovens de hoje, falar da escalação da seleção brasileira ou mesmo trocar um aceno de suas respectivas pontas do bar. Algumas vezes eles cruzam a rota no caminho de ida e volta ao toalete [bexigas senis], e mesmo assim eles fingem que o outro não existe. Paulinho Serra e Lesma, estóicos ao extremo. Mas algum dia vai haver uma imensa troca de tiros e eu pretendo estar aqui para testemunhar.

. . . . . . . . . .

Paulinho Serra – Impagável

2 comentários sobre “Cosa Nostra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s